top of page

Ressaca deixa toneladas de lixos nas areias da Praia Grande, em Arraial do Cabo,RJ

A Praia Grande é uma de nossas praias mais frequentada por moradores e turistas por suas características e beleza natural e o mais lindo pôr do sol, sendo um dos importantes atrativos para o turismo local. Possui uma extensa faixa de areia que finaliza na cidade de Saquarema e no seu entorno possui áreas protegidas como sítios arqueológicos, Unidades de Conservação e a Restinga de Massambaba com suas distintas formações vegetais em nossos solos arenosos e uma flora e fauna endêmica e biodiversa. Na chegada da praia encontra-se a Orla Flávia Alessandra, muito movimentada pelos banhistas devido o funcionamento de quiosques, bares e restaurantes, além disso, nas areias da praia ocorre a presença de ambulantes que trabalham circulando ou em suas barracas que são retiradas ao final do dia. Sendo assim, as praias do nosso município possuem relevância socioambiental e devem ser preservadas.

Na semana passada, devido a mudanças climáticas aconteceu uma forte ressaca que fez retornar todo o lixo que jogamos nele, alterando a dinâmica de capacidade da praia e mostrando a degradação ambiental.

Toneladas de lixos expostos nas areias da Praia Grande. Diante do ocorrido espera-se que o poder público tome as devidas providências para limpeza e a recuperação da área afetada pela sujeira. Sabemos que a cidade possui diversas leis que proíbem o uso de plásticos como canudos (LEI N° 2.100 DE 07 DE JULHO DE 2018), substituindo-os por produtos biodegradáveis, leis estas elaboradas pela gestão passada, justamente para minimizar e impedir os impactos negativos e a poluição marinha gerada por plásticos que demoram milhares de anos pra se decompor e ainda podem se transformar em outro problema, os "microplásticos", ocasionando a morte de animais marinhos e terrestres. Neste contexto, sabemos que o lixo encontrado na praia é geralmente produzido pelo próprio banhista ou chega trazido pelas correntes marinhas e energia das marés. Mas também pode se acumular na areia da praia por falta de eficiência no seu recolhimento e ainda, pode se depositar em áreas próximas de restinga. Portanto, o lixo deve ser retirado da faixa de areia regularmente e também da parte da restinga, onde o lixo também se concentra. A gestão correta dos resíduos nas praias é primordial para evitar a poluição do nosso mar. O trabalho de conscientização ambiental é muito importante no processo contínuo de Educação Ambiental. Não podemos esquecer a importância de uma fiscalização efetiva por meio dos órgãos competentes na praia e nos estabelecimentos comerciais de entorno, evitando o uso inadequado de material plástico, de acordo com as Leis vigentes.

A gestão inadequada do lixo urbano e a ausência de boas politicas publicas coloca em risco as atividades de lazer, pois essas atitudes irresponsáveis comprometem a qualidade ambiental das nossas praias e afetam o turismo sustentável.



Texto: Bióloga Leonizia Mello




2.158 visualizações0 comentário
bottom of page